PELE NORMAL:
A pele é considerada normal quando tem uma textura lisa, macia, delicada, suave. Secreção sebácea normal, sem excessos ou deficiência. Orifícios pilosebáceos, poros, pouco visíveis. O exemplo típico é a pele infantil.
Imagem da Internet |
Dicas:
Filtro solar diariamente, para prevenção de câncer de pele, manchas, rugas e envelhecimento precoce. Veículo: creme ou loção cremosa.
PELE OLEOSA OU SEBORREICA:
A pele oleosa tem como característica ficar brilhante, graxenta, engordurada, de textura aumentada. Quem tem este tipo de pele sabe que tem, porque incomoda; necessita higienizar várias vezes ao dia.
A oleosidade na pele ocorre por causa do aumento da produção de gordura pelos folículos pilosebaceos. Os poros são mais abertos e visíveis, geralmente ocupados por sebo, que quando ocluídos formam os comedões (cravos). O comedão aberto é aquele que drena o sebo ao ser espremido ou mostra um ponto escuro, o cravinho preto (sebo oxidado pelo ar). O cravo branco é aquele que não drena nada por estar obstruído pela película que o recobre.
Imagem da Internet |
Dicas :
Pessoas de pele oleosa não devem usar cremes com veículos pastosos, nem pomadas na face porque pioram a oleosidade e predispõe a formação de cravos e espinhas.
Devem dar preferência a veículos não oleosos como loções cremosas, cremes oil free, fluidos ou loções leite, tanto para hidratantes como para filtros solares. Cuidado com filtros oleosos – predispõem ao aparecimento de espinhas. Usar veículo fluido.
Não espremer os cravos em casa, pois podem inflamar, deixando marcar e cicatrizes. Se necessário, fazer uma limpeza de pele com profissional da área.
Para diminuir a oleosidade, lavar o rosto 2 a 3x/dia com sabonetes à base de enxofre, triclosan, triclorocarbanilida, acido salicílico, microesferas abrasivas. À noite, antes de dormir, limpar a pele com uma loção adstringente.
PELE SECA OU ALÍPICA:
Diferente da pele oleosa na pele seca ou alípica não há produção sebácea suficiente e a textura da pele é áspera, descamativa, ressecada, sem brilho. Pode ser tão fina que mostra a trama capilar por transparência na área das bochechas e nariz, principalmente nas pessoas de pele muito clara.
Nas estações que as temperaturas costumam ficar mais baixas é comum a pele ficar mais ressecada.
Imagem da Internet |
Dicas:
Pessoas com pele seca devem usar creme hidratante com frequência, à base de ureia, alantoina, PCA-NA, vitaminas, etc.
O uso de sabonetes deve ser bastante restrito, e quando usar, dar preferência a sabonetes de glicerina e óleos vegetais (amêndoas, cupuaçu, gergelim).
Banhos quentes ressecam a pele e devem ser evitados.
O cloro da piscina também resseca a pele, por isso, enxaguar e hidratar a pele após natação.
Para uma avaliação precisa do seu tipo de pele o médico deve ser consultado.Clínica Fundamental
Tratamentos personalizados para Homens e Mulheres.
Porque beleza é Fundamental!!!
Rua: Bernardino de Campos, 1532
Piracicaba-SP
Telefone: (19) 3402-8461
Nenhum comentário:
Postar um comentário