quarta-feira, 20 de julho de 2011

Manchas na Pele

Imagem da Internet

Um dos principais motivos de consultas médicas são as manchas de pele, em especial as manchas hipercrômicas (escuras).
As manchas de pele geralmente decorrem do aumento da atividade dos melanócitos, que produzem mais melanina, substância responsável pela pigmentação da pele.
As manchas podem surgir devido a vários fatores, entre eles a predisposição genética, alterações hormonais, acne e exposição solar. A exposição solar excessiva e sem proteção adequada, é um dos fatores que mais causam o aparecimento das manchas escuras na pele.

As manchas que se referem a aspectos estéticos são:

  • Melasma: conhecida como "manchas no rosto devido a gravidez"; são manchas de cor castanho claro a escuro, localizadas nas regiões malares (bochechas), podendo também atingir a testa, a região acima dos lábios, nasal e mandibular. Acometem principalmente mulheres com mais de 25 anos, após gravidez ou terapia hormonal. No entanto, pode ocorrer também em homens e mulheres jovens que nunca ficaram grávidas ou tomaram hormônios como estrógenos e progesterona. Na grande maioria das vezes há uma predisposição racial ou familiar para desenvolver este tipo de mancha, mas a exposição solar é o fator desencadeante mais importante desta dermatose. A radiação ultravioleta aumenta a atividade dos melanócitos, que aumentam a produção de melanina e provoca a pigmentação da pele. Assim, o melasma pode surgir de repente, após exposição solar intensa, ou pode aparecer gradualmente pela exposição contínua. Geralmente este tipo de mancha piora no verão e melhora no inverno.
  • Hiperpigmentações pós inflamatórias: manchas que surgem após processo inflamatório na pele - as manchas pós acne.
  • Melanoses solares: conhecidas como "manchas da idade", são pequenas manchas marrons que aparecem na face e dorso das mãos decorrentes de agressões ao longo de anos pelos raios solares.
Tratamentos
  • Peeling superficial
  • Luz intensa pulsada - LIP
  • Laser
  • Cremes cosmeátricos (formulações personalizadas)
Para todos os tipos de tratamento faz-se necessário a avaliação e acompanhamento médico.
Peeling químico superficial para manchas
Vários princípios ativos podem ser prescritos no tratamento das manchas da pele, tais como hidroquinona, mequinol, ácido kójico, ácido azelaico, tretinoína, ácido glicólico, ácido mandélico, entre outros.
Os peelings químicos são muito indicados nesse tipo de problema de pele, com resultados bastante satisfatórios.

Os peelings mais indicados de acordo com o tipo de mancha são:
  • Melasma: amelan R, Jessner, ácido retinóico;
  • Hiperpigmentação pós inflamatória: Jessner, ácido retinóico, resorcina, ácido salicílico;
  • Melanoses solares: ATA (na forma líquida ou pasta).
  
A indicação do tipo de peeling depende da avaliação médica individualizada de cada caso. Vale ressaltar que uma fotoproteção diária de qualidade é tão importante quanto realizar um tratamento adequado.
O numero de sessões de peeling pode variar de 6 a 12 sessões de acordo com o tipo de mancha, tipo de pele e o tipo e concentração do ácido. Faz-se necessário sempre o preparo com 3 a 4 semanas de antes do peeling. Cada sessão de peeling superficial pode ser realizado a cada 10 a 15 dias. O paciente terá uma leve descamação após 5 dias.

Luz Intensa Pulsada`- LIP
Tratamento com luz pulsada age principalmente em manchas causadas pelos raios Ultra Violeta (UV) solares ao longo de anos.
O número de sessões pode variar de 6 a 12 sessões, de acordo com o tipo de pele e o grau de lesão. A aplicação não costuma doer, o paciente sente um calor no local. Cada sessão poderá ser repetida em intervalos de 3 ou 5 semanas. O paciente não precisa ficar afastado do trabalho.

Laser
O laser age como a LIP para tratamento de manchas senis ou decorrentes do sol, porém age com maior intensidade e especificidade o que faz com que o paciente sinta um desconforto um pouco maior. O número de sessões varia de 4 a 6 sessões, dependendo da gravidade da lesão e o tipo de pele do paciente. O intervalo é de 4 a 6 semanas para cada sessão.

Cremes Cosmeátricos
Formulações personalizadas de cremes clareantes podem ser prescritos pelos médicos, pois o médico após uma avaliação minuciosa do tipo de pele, sensibilidade e grau de lesão, poderá formular cremes específicos para o paciente. A personalização otimiza combinações de substancias que agem em cada etapa do processo de mancha. Quanto mais personalizada for a fórmula, maior o sucesso de resultado para o paciente.
Tratamentos de melasma podem ser de difícil controle, principalmente for do tipo misto epidérmico e dérmico, pois além da influência hormonal, há interferência dos raios visíveis e raios Ultra Violeta (UV). Para cada caso sempre faz-se necessário a avaliação médica.
 
Os resultados são excelentes. Venha Conferir!!!
Clínica Fundamental
Tratamentos Personalizados para Homens e Mulheres.
Porque Beleza é Fundamental
Rua: Bernardino de Campos, 1530
Bairro: Alto – Piracicaba – SP
Telefone: (19) 3402 8461

Nenhum comentário:

Postar um comentário